Criar um Site Grátis Fantástico




ONLINE
1




os últimos anos a atuação da Fisioterapia tornou-se imprescindível dentro da equipe de saúde, ampliando significativamente o mercado de trabalho para o fisioterapeuta, e foi por isso que hoje decidi estar tirando algumas dúvidas do leitor sobre a importante atuação da Fisioterapia em Neurologia já que temos em nossa cidade uma Instituição renomada para o atendimento do paciente neurológico - ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE INHUMAS.

Fisioterapia é Reabilitar, é dar Função. Mas como reabilitar um paciente que tem seqüelas neurológicas irreversíveis? Primeiramente vamos seguir a teoria de que tudo que fica parado perde (teoria do desuso) certo? Em segundo lugar, a experiência é algo conseguido com a descoberta de novas coisas, de novas posições e até mesmo de novas pessoas!

Então é essa a função da Fisioterapia no paciente neurológico, estar descobrindo com ele novas posições, novas experiências, mostrar pra ele que também é capaz, que ele pode brincar e usufruir de sua vida mesmo com um déficit neurológico leve, moderado ou grave, afinal ele é um ser humano, ele também sente, ele também necessita de viver. Mas se acaso o paciente sofreu um acidente e teve seqüela neurológica ou adquiriu alguma deficiência neurológica com o decorrer do tempo, qual seria a atuação do fisioterapeuta? Seria então, treinar as habilidades motoras conservadas, ampliando-as, recuperar as habilidades motoras perdidas dentro do limite do paciente, treinar novas formas de adaptação ao ambiente e as suas atividades dentro de sua capacidade e por fim orientá-lo e a família também sobre formas de higiene e adaptações.

As enfermidades mais tratadas em Neurologia são: Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Crânio Encefálico, Trauma Raquimedular, Distrofia Muscular de Duchenne, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, dentre outras.

E os recursos fisioterapêuticos mais utilizados são a cinesioterapia através dos exercícios, alongamentos, treinos posturais entre outros, brinquedos para estimular os movimentos, barras paralelas, escadas e rampas para treino de marcha, bolas suíças para treinar posturas, rotações de tronco, equilíbrio e propriocepção, espelho para trabalhar também a posturas, a estimulação elétrica neuromuscular pra estimular contrações musculares e resposta nervosa, dentre muitos outros recursos além da imaginação e criatividade de cada Fisioterapeuta para melhor reabilitar seu paciente



Total de visitas: 1334
fisioterapia
fisioterapia